O FIM
As Comunicações Interculturais traduzidas numa dança Intercorporal.
http://youtu.be/k2efv0GWBjk
Ao longo destes meses fomos percorrendo um caminho de descobertas sobre a comunicação entre culturas e sobre a comunicação entre pessoas, não foram só os temas abrangidos por esta unidade lectiva que foram a pouco e pouco sendo desvendados como também o conhecimento de nós próprios e das nossas limitações transcritos nos foruns e debates. A nossa capacidade de aceitar as ideias e as opiniões do "outro", sendo o "outro" o nosso colega de percurso, foi testado nos trabalhos efectuados em grupo, e surpresa das surpresas o esforço, o debate de ideias e por fim o consenso foi o resultado do intercâmbio efectuado entre pessoas que nunca se viram fisicamente mas que se expuseram de uma forma que talvez não tivesse sido possivel se estivessemos frente a frente.
O debate sobre a comunicação entre culturas foi intenso e opiniões refutadas com veemência, não sei se alguém alterou a sua forma de pensar, mas de certeza que se abriu um espaço de reflexão na mente de cada um quando algo de novo era escrito e nos obrigava a pensar sobre essa nova ideia, mais que não fosse para a contestar e esclarecer o nosso ponto de vista perante os "outros".
E... porque a Comunicação entre culturas também passa pela arte e não podemos limitar a Comunicação ao acto de falar, de empregar a linguagem quer escrita, quer oral, quer gestual, formas estas que podem não ser compreendidas... a Arte é sempre entendida por todos, seja pertença da nossa cultura ou de uma qualquer outra cultura. E põe-se a questão... existe a "nossa" cultura e a cultura "deles" ou existe uma cultura universal com diversas cambiantes, com diversos ramos? Pensemos na Dança...nas várias formas de dança que todos os povos do mundo possuem, não será a dança uma arte única, pertença da cultura universal Humana? E a Música? Todos os povos têm música! E a Representação? Todos os povos representam sejam os antigos mitos ou sejam as modernas peças de dramaturgia.
Mas então? Porquê falar de integração cultural, de multiculturalismo (na sua definição de coexistência de várias culturas numa mesma zona) se a cultura Humana é Universal! Porque não podemos compreender as diferenças culturais? Porque não podemos aceitar as diferenças culturais? Não é utopia, é esperança, esperança que os Direitos do Homem não sejam ignorados e esquecidos únicamente porque fazem parte da cultura "deles" ou da "nossa"... a cultura é a capacidade de criar e esta capacidade diferencia-nos das outras espécies animais, nós somos uma única espécie, somos seres Humanos... e criamos, criamos cultura, diferente de espaço para espaço, de zona para zona, mas uma única cultura... A Cultura de todos Nós tal como o Mundo é de todos Nós!
Obrigada Professora Luisa Aires por me ter orientado nesta viagem pelo Mundo Cultural de todos Nós!
Obrigada Professora Luisa Aires por me ter orientado nesta viagem pelo Mundo Cultural de todos Nós!