segunda-feira, 29 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
http://www.multiculturas.com/fds_multi-interculturalismo.htm
A multi/interculturalidade é um dos temas que mais atrai a atenção atual, suscitando uma abundante bibliografia focada no estudo da socio- e da etnodiversidade no meio escolar e na consequente (in)adaptação da escola aos desafios identitários que vão surgindo nos países receptores de imigração.
domingo, 24 de outubro de 2010
O que é a Cultura?
A Cultura é tudo aquilo que não é Natureza.
A Cultura é um sistema complexo de formas de ser e de estar que capacita os seres humanos de comunicarem entre si e de se definirem a si próprios nessa relação. Através da cultura que receberam, as pessoas alcançam um determinado lugar, uma determinada posição, nas suas vidas.
Na prática, é importante constatar o seguinte:
à cultura de cada povo, mesmo em situações semelhantes, correspondem formas de ser e de comportamento diferentes. Os problemas dos estrangeiros entre nós, não são no entanto assim tão diferentes dos nossos. Eles simplesmente são muitas vezes vistos e sentidos duma maneira completamente diferente por pessoas doutras nacionalidades. É com essa realidade que o Trabalhador Social se tem que confrontar.
http://www.almanasreh.de/pt/migracao.html
A Cultura é um sistema complexo de formas de ser e de estar que capacita os seres humanos de comunicarem entre si e de se definirem a si próprios nessa relação. Através da cultura que receberam, as pessoas alcançam um determinado lugar, uma determinada posição, nas suas vidas.
Na prática, é importante constatar o seguinte:
à cultura de cada povo, mesmo em situações semelhantes, correspondem formas de ser e de comportamento diferentes. Os problemas dos estrangeiros entre nós, não são no entanto assim tão diferentes dos nossos. Eles simplesmente são muitas vezes vistos e sentidos duma maneira completamente diferente por pessoas doutras nacionalidades. É com essa realidade que o Trabalhador Social se tem que confrontar.
http://www.almanasreh.de/pt/migracao.html
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
http://www.amnistia-internacional.pt/
Inauguração exposição de cartoon "D!GNIDADE" - 21 de Outubro, 18h30 na Sociedade Guilherme Cossoul
Amnistia Internacional
19:12 Quarta feira, 20 de Outubro de 2010 Última atualização há 42 minutos |
A Amnistia Internacional - Portugal e a FecoPortugal - Federação de Cartoonistas inauguram "D!GNIDADE" - Exposição Internacional de Cartoon, no dia 21 de Outubro de 2010, pelas 18h30, na Sociedade Guilherme Cossoul, Campolide. Na inauguração haverá ainda a actuação do grupo musical Anunamanta .
Na semana em que se relembra o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que foi assinalado a 17 de Outubro, a Amnistia Internacional - Portugal e a FECO - Portugal juntaram-se para, entre centenas de desenhos que clamam pela Dignidade, escolher e exibir aqueles que de diferentes partes do mundo e oriundos de diferentes culturas espelham o mesmo: que afinal não somos assim tão diferentes! É preciso colocarmos as nossas inseguranças e egoísmos de lado e assumirmos o que é de todos nós: a Dignidade da família Humana!
A "D!GNIDADE" foi o tema escolhido aquando do convite endereçado aos cartoonistas de todo o mundo e foram 133 os autores humoristas gráficos que, de 41 países, enviaram cartoons dos quais o Júri seleccionou os 111 trabalhos que fazem parte desta exposição.
A "D!GNIDADE" - Exposição Internacional de Cartoon decorrerá de 21 de Outubro a 4 de Novembro de 2010, em Lisboa, seguindo depois para outros pontos do país.
Exposição "D!GNIDADE"
Data: 21 Outubro a 4 Novembro
Local: Sociedade Guilherme Cossoul
Rua Professor Sousa Câmara, nº 156
(Antiga Escola Primária)
Campolide - Lisboa
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Cultura e Civilização
Uma mesa cheia de feijões. O gesto de os juntar num montão único. E o gesto de os separar, um por um, do dito montão.
O primeiro gesto é bem mais simples e pede menos tempo que o segundo.
Se em vez da mesa fosse um território, em lugar de feijões estariam pessoas. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas.
O primeiro gesto, o de reunir, aunar, tornar uno, todas as pessoas de um mesmo território é o processo da CIVILIZAÇÃO.
O segundo gesto, o de personalizar cada ser que pertence a uma civilização é o processo da CULTURA.
É mais difícil a passagem da civilização para a cultura do que a formação de civilização.
A civilização é um fenómeno colectivo.
A cultura é um fenómeno individual.
Não há cultura sem civilização, nem civilização que perdure sem cultura.
Almada Negreiros, in "Ensaios"
Falas de Civilização, e de não Dever Ser
Falas de civilização, e de não dever ser,
Ou de não dever ser assim.
Dizes que todos sofrem, ou a maioria de todos,
Com as cousas humanas postas desta maneira.
Dizes que se fossem diferentes, sofreriam menos.
Dizes que se fossem como tu queres, seria melhor.
Escuto sem te ouvir.
Para que te quereria eu ouvir?
Ouvindo-te nada ficaria sabendo.
Se as cousas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.
Se as cousas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.
Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade!
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Ou de não dever ser assim.
Dizes que todos sofrem, ou a maioria de todos,
Com as cousas humanas postas desta maneira.
Dizes que se fossem diferentes, sofreriam menos.
Dizes que se fossem como tu queres, seria melhor.
Escuto sem te ouvir.
Para que te quereria eu ouvir?
Ouvindo-te nada ficaria sabendo.
Se as cousas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.
Se as cousas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.
Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade!
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Subscrever:
Mensagens (Atom)